Os projetos surgem na relação adulto/criança na medida em que o professor é capaz de atribuir significado à curiosidade despertada por assuntos ou atividades, às perguntas feitas, ao que é necessário ao seu desenvolvimento. No momento em que o professor consegue entender e aprofundar seus conhecimentos nesta proposta de trabalho, terá condições de aventurar-se em infinitas descobertas e perceber o quanto isto é enriquecedor.As etapas da elaboração de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas. Para tanto o professor deve se organizar e mapear o que deseja trabalhar.
Roteiro:
- Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História...)
- Conteúdos específicos - Tema
- Objetivos específicos - O que o professor e os alunos desejam com o projeto.
- Objetivos:
- De vida cotidiana - questões práticas relacionadas com a construção do grupo:- Empreendimento - apoiados em situações reais, nas realizações do grupo;
- Aprendizado - conhecimento relacionado à aprendizagem do grupo.
- Justificativa - O que as crianças possam vir a conhecer.
- Origem do projeto
- Intenção do projeto
- Relação do tema com o grupo, observando as características da idade, tipos de pensamento, relações que estabelecem com o mundo.
- Desenvolvimento - marcos do trabalho, atividades...
- Recursos
- Avaliação.
PROJETO: Amigos do Zippy
O “Amigos do Zippy”, programa desenvolvido pelo prof. Brian L. Mishara, PhD da Universidade de Quebec no Canadá, favorece o aprendizado de habilidades que ajudam as crianças a lidar com dificuldades diárias, a enfrentar, de maneira eficiente, os desafios e frustrações da vida, exercer autodisciplina, fazer amizades sólidas e duradouras. Levou mais de seis anos para ser desenvolvido e hoje é aplicado em diversas partes do mundo - no Brasil, a professora Maria Julia Kovács, do Instituto de Psicologia da USP, foi a responsável por avaliar o programa.
- Como identificar e falar sobre seus sentimentos.
- Como falar o que desejam falar.
- Como ouvir com atenção.
- Como pedir ajuda.
- Como fazer e conservar amigos.
- Como lidar com solidão e rejeição.
- Como pedir desculpas.
- Como lidar com ameaças.
- Como resolver conflitos.
- Como lidar com mudanças e perdas, inclusive com a morte.
- Como se adaptar a novas situações.
- Como ajudar os outros.
Na Projeto Vida o programa é desenvolvido com os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, acontece ao longo do ano e conta com uma aula semanal ministrada pela própria professora polivalente que recebeu uma formação específica da equipe responsável pelo Programa no Brasil.
O que o “Amigos do Zippy” ensina às crianças?
O “Amigos do Zippy” não diz às crianças o que devem fazer. Ao contrário, incentiva-as a pensarem por si mesmas e encontrarem suas próprias soluções para os problemas. As crianças praticam escolher soluções que não somente as ajudem, mas que também respeitem as outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário